00 ⁕ risco

uma newsletter horrorosa e uma novidade

oi, esse é o Risco, minha nova newsletter. Se quiser dar uma olhada nos posts antigos, eles se encontram aqui.

outubro, mês para fazer coisas horríveis ⁕

escolhi outubro para começar essa newsletter porque é o mês do terror. E foi no terror/horror que mais arrisquei minha escrita. É um gênero cheio de possibilidades, que permite riscos. Que dá medo, angústia, nojo, aflição. Sentimentos tão familiares para mim, pessoa queer. Ser queer é viver em risco. Em casa, na rua. Sair é se arriscar, ficar entre quatro paredes também. No terror, eu me permito ser arisco. Ser monstro, ser demônio, ser assombração. Assim, eu expurgo meus medos. Eu exorcizo minhas raivas. Aceito meus erros, minhas feiuras. Permito-me fazer coisas horríveis.

eu risquei minha antiga newsletter porque percebi que não sabia direito para onde estava indo. E tá tudo bem, né. O nome dela já dizia, “um boletim de ideias”, ali eu saía despejando tudo que passava pela cabeça. Minha cabeça funciona assim: ideias brotam o tempo todo, risco umas, arrisco desenvolver outras. Vou e volto. Pego coisas dali e daqui. Rabisco num papel, esboço no computador. Mas uma hora eu preciso focar em uma e seguir.

e já que estou falando em riscos em papel, nessa nova newsletter quero falar de temas que circundam minha escrita. Que fazem parte da minha pesquisa. Temas de interesse que enchem minha bagagem literária e me fazem pensar “hmm e se eu arriscar escrever sobre isso?”. Em vez de falar de ideias aleatórias, arriscarei falar de coisas que me dão ideias. Quem sabe não inspira vocês também?

mas é só um risco, visse? Nada elaborado demais. Uma conversa tranquila. Com erros, limitações e bastante irregular. Meio torta, meio horrorosa (um risco, como eu disse).

então deixo marcado: dia 04/10, próxima sexta-feira, trarei o primeiro texto temático do mês. Um assunto que me tem revirado a cabeça nos últimos tempos: vou falar um pouco sobre como a figura do fantasma foi importante para a manutenção do patriarcado na sociedade canavieira nordestina (especialmente pernambucana) e desempenha papeis de controle social até hoje.

e já que estamos falando em novidades, trago uma quentinha para vocês:

novidade ⁕

no dia 18/10 (sexta-feira), vou lançar meu livro mais recente, O silêncio do mangue, na Livraria do Jardim, na Boa Vista (Recife). O evento ocorrerá das 18h às 20h e contará com uma sessão de autógrafos e uma apresentação do livro, mediada por Apolo Andrade, o querido @leitoralbino. O livro estará à venda lá na livraria!

estou super empolgado com isso. Apesar de ter lançado o livro na bienal de São Paulo, fazer esse lançamento na minha cidade tem um gostinho especial. Ainda mais em outubro! Numa livraria! Engraçado que no halloween do ano passado participei de alguns eventos, inclusive uma roda de conversa sobre o livro que eu tinha acabado de lançar na época, A trama da morte. E cá estou eu, um ano depois. É um sonho realizado e espero compartilhar isso com muita gente. Quem estiver por Recife, por favor apareça! Vou dar brindes para quem levar o livro para eu autografar ;)

⁕ até o próximo risco!